sábado, 31 de maio de 2008

O que é Flanar?





Flanar! Aí está um verbo universal sem entrada nos dicionários, que não pertence a nenhuma língua! Que significa flanar? Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da populaça, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco, gozar nas praças os ajuntamentos defronte das lanternas mágicas, conversar com os cantores de modinhadas alfurjas da Saúde, depois de ter ouvido dilettanti de casaca aplaudirem o maior tenor do Lírico numa ópera velha e má; é ver os bonecos pintados a giz nos muros das casas, após ter acompanhado um pintor afamado até a sua grande tela paga pelo Estado; é estar sem fazer nada e achar absolutamente necessário ir até um sítio lôbrego, para deixar de lá ir, levado pela primeira impressão, por um dito que faz sorrir, um perfil que interessa, um par jovem cujo riso de amor causa inveja...
É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas. Do alto de uma janela, como Paul Adam, admira o caleidoscópio da vida no epítome delirante que é a rua; à porta do café, como Poe no homem das multidões, dedica-se ao exercício de adivinhar as profissões, as preocupações e até os crimes dos transeuntes.
João do Rio. A Alma encantadora das ruas. Crônicas. organização: Raúl Antelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. pp. 31-32.


6 comentários:

Observador disse...

Muito interessante, adorei seu artigo!

Unknown disse...

ADOREI... SIMPLESMENTE PERFECT!

Karrie disse...

Bem loko, está ótimo seu artigo ^^ hu3hu3

Vanzye Fargom disse...

Maravilha de explicação!!!! Parabéns!!!! Descobri que eu sempre flanei sem saber conscientemente que o fazia!!!!Obrigado pelo valioso esclarecimento!!! Eu vim buscar esse significado estimulado pela obra do filósofo alemão Karl Gottlob Sheller "A Arte de Passear".

Aiub Serrão disse...

Estou escrevendo um opúsculo intitulado O FLANAR, Adorei ter encontrado seu blog. Se for possível mantenhamos contato. Sou Aiub Serrão.

Sabrina Schneider disse...
Este comentário foi removido pelo autor.