quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Molly Bloom



Enfrentando, em deriva, o vento de várias esquinas
não heroicas, esquinas de um bloom qualquer
saindo de bares quaisquer, com pensamentos quaisquer
forjei couraças, ouvi sereias, matei Cìclopes prestes a me devorar
meu mar foi a água que torrencialmente caía da rua Bartira
sozinho, irremediavelmente só, perdidamente exilado

Por que, Penélope, vem perturbar minha solidão
protegida contra intempéries e retornos?

Você me faz sonhar, em átimos, com a cama aquecida, com Ítacas-propriedades
com proteções

Mas minha não-esperança era uma educação sentimental
O mastro em meio ao vazio de desolação
Nec spe nec metu
Sem medo nem esperança
Não temo porque nada espero

Temer perdê-la é já tê-la perdido

Não há Ítacas,
Mesmo que meu coração sofra com o luto daquilo que não existiu
Não há Penélopes,
Apenas molly's que também sabem trair e fugir
Não há portos
Apenas devires, desespero e felicidades viajantes  


Imagem: James e Nora Joyce 


     

Nenhum comentário: